O que a Cammic vem oferecer à sua empresa:

   Conheça os serviços que a CAMMIC realiza em equipamentos:


 

  ENTENDA AS MANUTENÇÕES EM SUA MAQUINA

  ELÉTRICA

 Sistema de aquecimentoO sistema de aquecimento é composto por: SCR’s ou contactoras, termopares (J ou K), resistências, fusíveis e/ou disjuntores, fiação e Sistema eletrônico (PID). O sistema de aquecimento deve estar disposto de tal forma que mantenha a temperatura do termoplástico fundido tão uniforme quanto possível. Pequenas falhas no sistema de aquecimento muitas vezes são imperceptíveis e geram uma faixa de regulagem estreita (*low scrap) dificultando o trabalho de reguladores, técnicos, engenheiros e outros. Seu mau desempenho causa processos instáveis de baixa eficiência, influenciando diretamente na resistência mecânica dos produtos injetados, além de prejudicar a estética visual do produto e aumentar o índice de perda (REFUGO). Logicamente que outros fatores influenciam nessa instabilidade, no entanto termopares mal alocados, substituídos incorretamente, resistências com baixa eficiência, frouxas, mal distribuídas, adaptações, falta de aferição, manutenção inadequada e programações de temperaturas equivocadas são os maiores causadores de um SISTEMA DE AQUECIMENTO INEFICIENTE onde semestralmente devem-se efetuar reparos e checar o sistema.

  Painel Elétrico: O painel elétrico, Box ou Rack contém partes essenciais do  equipamento como o CLP,  placas eletrônicas, fontes chaveadas, trafos, fusíveis, disjuntores, contatoras de potência, fiações, bornes de distribuição entre outros. Ou seja, o coração do equipamento!  Executar manutenções periódicas e adequadas pode evitar danos prematuros de placas e componentes eletrônicos extremamente caros, evita travamento do programa durante o trabalho, auxiliam na estabilidade e equilíbrio de todo sistema eletrônico e sincronismo do equipamento, influenciando diretamente na estabilidade e qualidade do processo, diminuindo custos com manutenção, paradas por corretivas e melhorando *high scrap. Execute semestralmente essa manutenção.

 Motor Principal: Tem a função de girar a bomba hidráulica e manter o RPM estável, auxiliando na estabilização de pressão/vazão de todo sistema. Sua manutenção deve ser feita anualmente, checar o RPM, a fixação e oxidação dos cabos, bem como sistema de partida ajudam a diminuir o consumo de energia. Com manutenções periódicas e proativas pode-se aumentar a vida útil do sistema diminuindo gastos com manutenções e paradas desnecessárias.  

 

 MECÂNICA

 Válvulas  Proporcionais: Composta por  válvulas: Pressão / Vazão e controladas por um sistema eletrônico (A/D) complexo com ou sem feed back, (malha fechada de controle de pressão) torna o sistema extremamente importante na estabilidade do processo de injeção. Onde programações de pressão/vazão inseridas na interface são executadas por esse sistema (SCVP), equilibrando o real com o programado!  A equalização do sistema deve ser executada anualmente ou semestralmente dependendo da qualidade do óleo hidráulico e caso haja substituição do óleo ou da placa (A/D.) responsável pelo controle do sistema.  A manutenção adequada garantirá estabilidade do sistema hidráulico e como resultado: maior repetibilidade, eficiência, estabilidade, qualidade e (high scrap)  do processo. Além de manter a eficiência de controles de processo como: CEP (controle estatístico do processo) e FTP (ficha técnica do processo).

 Sistema de Segurança: Composta por micros, válvula de segurança hidráulica, intertravamentos, proteção mecânica e botões de emergência tem a função de manter a segurança humana do molde e do equipamento. A manutenção deve ser executada a cada 6 meses a checagem deve ser diária. A CAMMIC checa, analisa e melhora o sistema caso necessário! 

  Réguas: Composto por 3 ou 4 transdutores lineares que medem posições de fechamento/abertura, extratores, injeção/dosagem e como opcional carro de injeção (bico). A equalização desse sistema deve ser executada anualmente e checada mensalmente, podendo interferir diretamente na proteção de molde bem como desestabilizar regulagens de processo e causar sérios danos ao equipamento a ao sistema de extração de moldes e radiais.

  IHM: É a interface do sistema, também responsável por rodar e armazenar programas deve-se efetuar as devidas inspeções anualmente para evitar danos ou travamento do software durante a produção, quando necessário fazer upgrade para melhorar o desempenho.

  FUNCIONAL

 Geometria: A geometria de uma máquina injetora é composta pelo: Nivelamento, paralelo do conjunto injetor e fechamento, centragem do bico, equalização da placa móvel e flexão das placas móvel/fixa. É de extrema importância executar a equalização da geometria no mínimo uma vez ao ano, a fim de evitar problemas como: quebra de colunas, quebras de molde, quebras de braçagem e desgastes prematuros de componentes mecânicos, podendo aparecer no processo de injeção excesso de rebarbas, deformação do produto (em alguns casos) ou mesmo desbalanceamento de canais de injeção! Vale salientar que tais problemas começam aparecer entre o 1º e 2º ano de vida útil do equipamento e raramente são perceptíveis sem uma análise mais apurada. Esse tipo de manutenção quando feito a partir do 1º ano garante uma vida útil maior do equipamento e moldes, além de diminuir gastos com manutenção e auxiliar na estabilidade do processo!

 

 Hidráulica:  Composta por bomba hidráulica (variável, fixa, ou de engrenagem), mangueiras hidráulicas, filtros (sucção, by pass e respiro, válvulas e trocador de calor entre outros. O sistema quando em plenas condições de trabalho ajuda a garantir a estabilidade da pressão/vazão do sistema auxiliando assim na estabilidade do processo bem como no ótimo desempenho do equipamento. A qualidade do óleo hidráulico será fator determinante na vida útil do equipamento sua filtragem e troca deve obedecer a um cronograma especifico a fim de evitar maiores danos, paradas e gastos desnecessários. E a cammic por sua vez, se especializou nos cuidados com os sistemas hidraulicos e hoje possui a condição de testar o oleo hidraulico de sua maquina como tambem pode filtra-lo, dessa forma é evitado qualquer problema que possa aparecer como de valvulas travando, sistema hidraulico com problemas de acionamento e repetibilidade.

Conheça os planos de filtragem de oleo da Cammic, podemos com certeza atuar da melhor forma e trazer a eficacia que tanto se espera de seu equipamento.

 

 Lubrificação:  A maioria das máquinas Injetoras Chinesas possuem lubrificação centralizada a óleo em alguns casos a graxa e outros pontos com engraxe manual. O sistema de lubrificação das braçagens é automático e outros pontos manuais, em ambos os casos é necessário extrema atenção, pois uma falha humana ou do equipamento pode comprometer todo paralelo do fechamento tendo como conseqüências paradas extensas e altos gastos. A manutenção desse sistema deve ser semestral e checagem mensal. Excessos de alarme de lubrificação requer uma intervenção imediata. Seja Proativo

 

 Mecânica Providencial:  Em uma visão geral do equipamento a CAMMIC faz uma avaliação do sincronismo mecânico do equipamento, bem como avaliando o aspecto visual, proteções e carenagens, e caso necessário oferece um trabalho de restauração e pintura. Consulte!

 

   

 Manutenção do Sistema de Dosagem :  Composto por motor hidráulico (standard) ou elétrico, e sistema de acoplamento (entalhado) esse mecanismo responde pela velocidade e torque da dosagem. Nesse sistema a lubrificação com graxas adequadas no entalhado em períodos apropriados evita quebra de rolamentos e travamento prematuro do motor hidráulico bem como a eficácia e vida útil do sistema. Nos equipamentos Chineses limpar o entalhado uma vez ao ano e verificar rolamentos na duvida troque-os.

 Mecânica Cilindros e Roscas: Qualquer processo de excelência começa por um bom dimensionamento do conjunto de canhão e rosca do equipamento, analisando L/D, taxa de compressão, tratamento e principalmente perfil. A CAMMIC ao analisar esse conjunto faz você entender alguns motivos de baixa produtividade, alto índices de refugo, má qualidade de produtos injetados, questionamento de mão de obra e equipamento entre outros. Nós temos a solução.

 

TREINAMENTOS EM MÁQUINAS INJETORAS

  

A CAMMIC elabora e personaliza treinamentos de injeção de plásticos adequados a realidade da sua empresa  melhorando e qualificando a mão de obra existente. O treinamento é executado IN COMPANY com cargas horárias flexíveis que dependem dos pontos a serem abordados e tempo disponível! Veja alguns:

 

PRODUÇÃO - IMPLANTAÇÃO E ADEQUAÇÃO

   - ESCOLHA DA INJETORA – Parâmetros principais para a escolha de uma injetora, cálculo de força de fechamento, cálculo da pressão média, peso máximo injetável, dimensões físicas do molde, espaçamento entre colunas, cálculo do ciclo ótimo, plastificação etc...

  - PROCESSO DE INJEÇÃOO ciclo de injeção, etapas da moldagem, controle do processo, temperaturas, variáveis básicas do processo de injeção, fatores que influenciam na qualidade da peça, temperatura do molde, tempo de resfriamento, recalque, comutação, descompressão, contra pressão, pressão e velocidade de injeção, degradação dos polímeros, otimização do preenchimento, tempo de injeção, tempo de recalque, injeção ciclo rápido, conclusões etc..

  -  INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE DA RESINA NA PEÇA INJETADA Preparação do plástico para injeção, estufa de ar circulante, secador, desumidificador e influências da umidade no produto injetado.

   - REGULAGENS NA PRATICA Combinação máquina, molde e material, diferenças de comandos e regulagens + alta produção, regulagem do equipamento considerando algumas variáveis, como ajustar a máquina de forma rentável, a preparação da máquina, fixação do molde, ajuste da unidade de injeção, operação de regulagem, características de alguns plásticos etc..

    - EFEITOS DE CONDIÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO SOBRE ORIENTAÇÃO – Orientação sobre resistência a flexão, impacto, tração e resistência química, linhas de soldas, variações dimensionais após moldagem, etc..

 

   ASSISTÊNCIA TÉCNICA & MANUTENÇÃO

     A CAMMIC oferece treinamento especifico em várias áreas da manutenção de máquinas injetoras como hidráulica, geometria, eletrônica, elétrica, tipos de manutenção entre outros. Orientando e qualificando sua mão de obra. Consulte a CAMMIC e personalize um treinamento adequado a realidade da sua empresa.

 

    CONSULTORIA & ASSESSORIA

  A CAMMIC realiza em sua empresa um refinamento agindo em todos os pontos da produção e manutenção, se necessário em outros setores tendo como objetivo final aumentar a eficiência de produção diminuindo gastos com manutenção e desperdícios desnecessários agindo diretamente na raiz dos problemas apontando pontos a serem melhorados para que se obtenha a excelência na produção.

 

Apresentando soluções reais e de resultados sólidos nosso comprometimento vai além de suas expectativas.

 

Agindo ativamente na produção a CAMMIC assessora na elaboração e implantação de fichas técnicas e controles de processo,  planejando, orientando e capacitando os colaboradores envolvidos.Também  planeja, implanta e executa se necessário a manutenção preventiva dos seus equipamentos.

 AUTOMATIZAÇÃO

 Automatizamos seu equipamento com Um CLP confiável, barato, eficiente, compacto, em português e com interface fantástica. Consulte nossos preços, modelos e prazos.